sábado, 11 de agosto de 2012

O que é perdoar?

“Não tem compaixão para com o homem, seu semelhante, e ousa pedir o perdão de seus pecados?”(Eclo 28,4)



Perdoar é um dos mais nobres gestos de que é capaz o ser humano. E também um dos mais difíceis. Quem sabe perdoar, praticamente atingiu a perfeição, pois viver sem ódio, sem mágoa, livre de todo ressentimento é possuir a verdadeira sabedoria de viver. Acima de tudo, quem sabe perdoar compreende de modo pleno uma das maiores necessidades do ser humano: ser perdoado sempre. Se errar faz parte da fraqueza humana, ser perdoado é o único caminho para ser redimido do erro. Quem não recebe o perdão, praticamente está impossibilitado de se recuperar. Negar o perdão é condenar o que errou a permanecer no erro.
O que é perdoar? É admitir que a fraqueza humana esteja sempre presente, mesmo na pessoa que vive na mais reta intenção, e que o erro de hoje necessariamente não se repetirá amanhã. Assim, perdoar é oferecer à pessoa um crédito de confiança: “Você errou. Eu o perdôo, ofereço‑lhe uma nova oportunidade. Aquilo que você fez não existe mais. Você é uma nova criatura, com nova chance”.
Como é bom, num momento de fraqueza, receber uma nova oportunidade! Ter gente que confia em nossa recuperação! Quando um pai perdoa ao filho o erro cometido, lhe está dizendo exatamente isso: “Meu filho, você errou. Mas você pode ser diferente. Conte comigo”. Por outro lado, não o perdoando, estará dizendo: “Meu filho, você não tem jeito mesmo. Não conte mais comigo”. É o caminho mais fácil para fazer com que o filho não lute mais para superar as próprias limitações. É condená‑lo a repetir o erro.
Todos nós, praticamente, já vivemos esta gratificante experiência de termos sido perdoados em momentos de fraqueza. Foi esse perdão fraterno que nos deu ânimo para reiniciar o caminho. Por outro lado, também já passamos pela dolorosa experiência de termos errado e não recebido o perdão reanimador. Foi muito difícil, então, recolher forças para recomeçar! Pareceu até que os outros tinham prazer em que permanecêssemos nos erro, em nos ver atolando sempre mais.
Perdoar é reconhecer a quase infinita capacidade do ser humano de se regenerar. Por pior que alguém seja, a chama da bondade nele não está extinta. Basta um pequeno sopro, e a chama brilha com força. Transforma‑se em labareda. Assim como ninguém é totalmente bom, ninguém é totalmente mau.
Perdoar é participar da misericórdia divina, que faz o sol brilhar sobre justos e injustos. Quanto maior o pecado, mais intensa a presença amorosa de Deus. Saber perdoar é ser capaz de realizar o mais divino dos gestos para com o ser humano: o gesto do perdão.


Testemunho

Olaaaa ...


Já postei testemunhos de outras pessoas aqui no blog ... agora é minha vez!!


"Bom passei por uma fase difícil que durou 8 meses , que pra mim parecia uma eternidade ... Estava trabalhando em uma empresa de Telemarketing quando tive problemas com a voz , fui afastada e fiz todos os exames possíveis porém fisicamente não havia nenhum problema , ai logo foi constatado problemas pscogenicos. Como para o INSS problemas pscologicos não são considerados doença .. fiquei 8 meses ,  indo e voltando para pericia porque minha voz não voltava e não era liberado o auxilio - doença por esse motivo .. a causa disso tudo vinha do próprio emprego que me causava estresse , entre outros problemas pois não queria estar ali , mais havia a necessidade de estar ... faculdade , dividas teriam que ser pagas .. achei que aquele emprego seria a solução.
Passou o tempo e parece que as coisas estavam só piorando , como não sabia quando iria receber do INSS  as dividas foram acumulando , e logico o somatório de todos os problemas foram piorando. Meu pai graças a Deus me ajudou porém  estar dependendo dele pra tudo naquele momento mexia muito comigo , o que me fazia já estar cansada da situação , mesmo fazendo a psicoterapia parecia que nada se resolvia.
Ate que em fevereiro prestei um concurso na Prefeitura de Embu das Artes , fui aprovada mas não esperava ser chamada tão rápido , tinha fé e acreditava que algo iria mudar quando eu menos esperava mais não sabia que era isso , pois geralmente o processo pra ser chamado em um concurso é bem lento. Até que no final do mês de Julho recebi o telegrama para assumir a vaga que era tanto desejada por mim .
Hoje tenho certeza que Deus que me guiou , e me mostrou que minha fé é maior que tudo ... agradeço todos os dias por essa graça alcançada , passei por turbulências que me fizeram aprender o quanto é grande o amor de Deus por mim , e que cada dia mais ele cuida de cada passo meu.


Obrigado também aquelas pessoas que sabiam e me apoiaram em cada minuto .. e aqueles que mesmo sem saber me desejavam sorte a todo momento!!! "




Como faço para ter paciência?





A paciência é uma virtude que consiste em saber compreender o tempo dos outros e da vida. Nada nem ninguém possue o mesmo ritmo e compreensão da vida e das pessoas. É por isso algumas pessoas demoram um tempo enorme para entender o que para nós é claríssimo e vice-versa.
Fixar-se em "aguentar" alguém ou algum fato é coisa pouco sábia. Entretanto, encantar-se com o ritmo diferente que as pessoas possuem é imensa oportunidade para uma sincera conversão cristã e maturidade humana.
É você quem escolhe!


Seu irmão,
Ricardo Sá


Retirado de : http://www.cancaonova.com/cnova/ministerio/temp/ricardo_mens_d.php