quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Ser Misericordioso

“… Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será posta no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”. ( Lucas 6,27-38)



Saímos de ti meu Deus e para ti voltaremos. Temos um sopro de vida que nos incentiva, nos impele para o bem. Somos suficientemente maduros a optar por uma atitude melhor. Se tenho meios, condições de tornar a vida do meu próximo melhor e mais feliz, por que não agir neste sentido?
O Senhor não quer que sejamos mesquinhos, mas que olhemos as necessidades do nosso próximo e assim partilhemos o que temos de melhor. Aprendi com Monsenhor Jonas que o melhor é para meu irmão. A caridade cobre uma multidão de pecados, e essa caridade passa pelo  pensar, querer e falar o bem de todos. Quando julgo e acuso   não estou sendo caridoso.  Jesus fala que faz mal, aquilo que sai da boca, de dentro do coração do homem, e que a língua leva muitos a perdição. O próprio Senhor nos exorta a não semearmos ervas amargas , mas que, nossas palavras semei no coração de quem ouve  frutos bons. Se é o Espírito Santo que está dentro de nós e nos conduz, então tenhamos a disposição de agir como Deus quer e não como “o diabo gosta.” Não sejamos brinquedos nas mão do acusador dos filhos de Deus. Como filhos que somos, de um Deus amoroso e rico em misericórdia, assim também possamos imitar o nosso Pai, que faz nascer o sol sobre justos e injustos. Que o Espírito Santo nos dê força para sermos melhores.
Assim rezamos: “Eu te louvo Senhor pela tua bondade e misericórdia! Meu Deus, meu pai sabes que preciso ser melhor. Por isso banha-me com a água viva que sai do vosso coração, purifica-me de todo mal, toda inveja, toda autosuficiencia. Liberta-me dos meu julgamentos, dos pensamentos maldosos, de toda trama contra o meu próximo. Tira o orgulho do meu coração e com a vossa mão me encha da vossa paz. Faz o meu coração semelhante ao vosso coração. Converte-me Senhor para que não me perca em mim mesmo. Que a minha boca proclame o vosso louvor agora e sempre. Cura os nossos corações amargurados e decepcionados Jesus. Sei que tudo podes meu Deus, nada pra te é impossível!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário